"O MAIOR ACERVO DA INTERNET DE FICHAS TÉCNICAS DE CAMPEONATOS NO BRASIL"
Veja o indíce dos Campeonatos clicando em http://indiceblogdomarcao.blogspot.com/

sábado, 1 de outubro de 2011

Taça Brazil 1907

CAMPEONATO BRASILEIRO “TAÇA BRAZIL 1907”

HISTÓRICO:
Em 1907 pela 1ª vez na história foi idealizado a disputa do campeonato brasileiro para isso foram formadas duas seleções de jogadores da cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, este evento recebeu o apoio do presidente da república do Brasil que ofereceu a “TAÇA BRAZIL” para o vencedor da disputa.
 
DOCUMENTO HISTÓRICO:
“A Liga Metropolitana de Futebol, fundada em 21 de maio de 1905, foi a primeira entidade a cogitar da realização do campeonato brasileiro de Futebol sob a direção da Liga Metropolitana, fundada na capital da Republica, por iniciativa do “Football and Athletic Club”. Presidente, Francis H. Walter; vice-presidente, R.A. Brooking; secretário, J. Rocha Gomes; tesoureiro, Antonio Pinto. O Campeonato do Rio de Janeiro vai ser disputado pelos clubes da 1ª divisão para a conquista da Taça “Casa Colombo”. Ao campeonato dos segundos “teams” só poderão concorrer os clubes da 1ª divisão. Constitue premio desta prova a Taça Caxambu. A Liga, em assembléia de 11 de fevereiro estabeleceu o Campeonato Brasileiro de Futebol. A esse campeonato só poderão concorrer as Ligas dos Estados da República reconhecidas pela Liga Metropolitana. No campeonato brasileiro as Ligas se farão representar por um “scratchteam”. O premio do Campeonato Brasileiro de Futebol é de oferta do exmo. Sr. Presidente da República e consta de riquíssima Taça denominada “Brazil”. O primeiro campeonato brasileiro se realizará na Capital da República e os demais na do Estado que for seu vencedor”.

OS FATOS OCORRIDOS:
Em começos de 1907, a entidade máxima da capital da Republica, então Liga Metropolitana de Futebol, passou a denominar-se Liga Metropolitana de Esportes Terrestres. Logo que tomou esta denominação, a entidade carioca reconheceu - é o que rezam os documentos da época - a Liga Paulista de Futebol, como suprema dirigente dos esportes em São Paulo.
Em 23/07/1907, informava a imprensa de São Paulo que a Liga havia sido solicitada, por parte da Metropolitana, o seu apoio para a constituição de um Campeonato Brasileiro de Futebol, que seria disputado entre os selecionados carioca e paulista.
Após a troca de idéias entre os interessados, esse campeonato foi levado a efeito, tendo sido disputada a Taça Brazil, oferta do sr. Afonso Pena Presidente da Republica.
Na época o futebol restringia-se apenas a estes dois centros Rio e São Paulo e qualquer campeonato nacional que se pensasse seria restrito a estas duas cidades, apesar da Cidade de Salvador já possuir um campeonato organizado.

FICHAS DOS JOGOS:
25/08/1907
Sel. São Paulo 4 x 1 Sel. Rio de Janeiro
Local: Campo do Velódromo em São Paulo
Gols: Leo, Oscar, Aquino e Colston (São Paulo) e Oswaldo Gomes (Distrito Federal)
São Paulo – Tutu (Paulistano); Tommy (Paulistano) e Walther Jeffery (Paulistano);
Thiele (Germânia), Argemiro (Internacional) e Gerhardt (Germânia); Einfurher (Internacional), Leo Bellegardes (Internacional), Aquino (Americano), Oscar de Andrade (Americano) e Colston (Internacional).
Rio de Janeiro – Waterman(Fluminense); Riether (Fluminense) e Pullen (Paysandu); Mutzembecker (Internacional), A. Werneck (Paysandu) e Wood (Fluminense); O. Gomes (Fluminense), Wilding (Internacional), Oscar Cox (Fluminense),E. Etchegaray (Fluminense) e Waymar (Paysandu).

12/10/1907
Sel. Rio de Janeiro 0 x 1 Sel. São Paulo
Local: Campo do Paysandu no Rio de Janeiro (DF).
Gol: Leo
Rio de Janeiro –Waterman (Fluminense); Robinson (Paysandu) e V. Etcheharay
(Fluminense); Mutzembecker (Internacional), Pullen (Paysandu) e Leal
(Fluminense); Rob (Paysandu), O. Gomes (Fluminense), Oscar Cox (Fluminense),
Emilio Etchegaray (Fluminense) e Felix Frias (Fluminense).
São Paulo – Tutu (Paulistano); I. Rittscher (Germânia) e Walther Jeffery
(Paulistano); Thiele (Germânia), Argemiro (Internacional) e Gerhardt (Germânia); Einfurher (Internacional), Leo Bellegardes (Internacional), Aquino (Americano), Oscar de Andrade (Americano) e H. Ruffin (Americano).

Fonte: A História do Futebol em São Paulo - 1918 (Antonio Figueiredo) e Supremacia e Decadencia do Futebol Paulista - 1925 (Leopoldo Sant'Anna). Historia do Futebol no Brasil - 1950 (Thomaz Mazzoni).


Colaboração: Walmir Gonçalves

Nenhum comentário: