Páginas

quinta-feira, 4 de março de 2010

Amistosos - Sergipe - 1955

Em 1955, ano do centenário de Aracaju, o Botafogo do Rio esteve na cidade disputando duas partidas amistosas, contra o Confiança e contra o "expressinho" do Vasco da Gama, vencendo as duas partidas. Também lá esteve a Ponte Preta de Campinas, goleando o Sergipe e vencendo igualmente ao "expressinho" cruzmaltino e ao Confiança. Os jogos:

18/3

Amistoso

AD Confiança 0 x 5 Botafogo FR

Local: Aracaju
Juiz: Eunápio de Queiroz (FMF)
Gols: Vinicius 14’, 21’, 34’ (1ºt), Carlyle e Helio (2ºt)
Confiança: Albertino; Jaziel e Regis; Lipiu, Helenias e Sandoval; Paulo, Bia, Carlos, Bidu e Charuto
Botafogo: Lugano; Orlando Maia e Tomé; Danilo, Ruarinho e Rubens; Hélio, Quarentinha, Vinicius Carlyle e Neivaldo.

20/3
Amistoso

Botafogo FR (RJ) 3 x 2 CR Vasco da Gama (RJ) - expressinho

Local: Aracaju
Juiz: José Monteiro
Renda: Cr$ 280.000,00
Gols: Neivaldo 13’, Iêdo 24’, Ariosto 42’ (1ºt), Neivaldo 12’, Vadinho 34’ (2ºt).
Botafogo: Lugano; Aratí e Tomé; Rubens, Ruarinho e Brandão; Mangaratiba, Quarentinha, Ariosto (Basílio), Paulinho (Vinicius) e Neivaldo.
Vasco: Barbosa; Irmael (Tomás) e Fantoni (Belini e Orlando); Amauri, Adésio e Coronel; Wilson, Iêdo, Vadinho, Beto e Djair.
Preliminar: Vasco (SE) 3 x 2 Cotinguiba

21/4
Amistoso
CS Sergipe 0 x 8 AA Ponte Preta (SP)
Local: Estádio de Aracaju
Juiz: J. Carlos Smith
Renda: Cr$ 41.000,00
Gols: Friaça (3), Bibe (3), Paulinho, Baltazar (1º t: 5x0)
Sergipe: Nivaldo (Castilho);Bará (Jugar) e Mamede; Toinho, Gilberto e Hunaldo; Nilson (Raimundinho), Carnaval (Lia), Maia, Zé Anun e Raimundinho (Nilson).
Ponte Preta: Andu (Caixa); Xerém e Valdir (Homero); Pitico, Carlito Roberto (Joel) e Carlinhos Friaça (Oscarlindo); Baltazar, Nininho (Paulinho), Bibe (Jansen) e Jansen (Friaca).
Preliminar: Paulistano 3 x 2 Atlético.

24/4
Amistoso
AA Ponte Preta (SP) 2 x 1 CR Vasco da Gama (RJ) - expressinho
Local: Estádio de Aracaju
Juiz: Marcionilo Oliveira, auxiliares: Carlos Smith e Cassimiro Santos
Gols: Friaça 4’, Cadinho 41’, Paulinho 66’
Ponte Preta: Andu; Derém e Valdir; Pitico, Carlito Roberto  e Carlinhos; Friaça,  Baltazar, Nininho (Paulinho), Bibe  e Jansen.
Vasco: Barbosa (Jackson); Ismael  e Fantoni; Eli, Laerte e Beto;  Pedro Bala, Maneco, Vadinho (Wilson), Luiz (Orlando) e Djair (Nelson)


26/4
Amistoso

AD Confiança 3 x 5 AA Ponte Preta (SP)
Local: Estádio de Aracaju
Juiz: Américo Azevedo
Gols: Paulo (3) - Nininho, Baltazar, Paulinho, Friaça (2)
Confiança: Reginaldo (Castilho); Silvio e Regis; Lipiu (Helenias), Luciano e Sandoval (Edgar); Paulo (Chico), Bia (Violão), Chico (Paulo), Fernando e Bidu (Rivaldo)
Ponte Preta: Andu (Ciaxa); Derém e Homero; Joel, Pitico, e Carlinhos; Nininho,  Baltazar, Paulinho, Friaça e Jansen.

8 comentários:

  1. Anônimo20:08:00

    Boa noite.

    Pesquisando nos periódicos cariocas, no Botafogo FR (com Sr. Édson Bentes) e no CR Vasco da Gama (com Dona Alice Fernandes) verificamos que houveram várias substituições no clube de General Severiano e que o Club de Regatas Vasco da Gama considera os jogos em Sergipe como sendo do primeiro time, ou seja: o CR Vasco da Gama não considera como expressinho.

    CONFIANÇA 0 x 5 BOTAFOGO
    Data: 18 / 03 / 1955
    Local: Estádio Municipal (Aracaju)
    Árbitro: Eunápio Gouveia de Queiroz
    Competição: Amistoso
    Gols: Vinícius (3), no 1° tempo; Carlyle e Paulinho, no 2° tempo
    Confiança: Albertino, Jasiel e Régis; Lipiu, Helênias e Sandoval; Paulo, Bia, Carlos, Bidu e Charuto. Técnico: ?
    Botafogo: Lugano, Thomé e Rubens Bimba; Orlando Maia, Ruarinho (Brandãozinho) e Danilo; Neyvaldo, Quarentinha (Basílio), Carlyle (Ariosto), Vinícius (Paulinho) e Hélio (Mangaratiba). Técnico: Zezé Moreira
    Obs: Estrearam Hélio Rodrigues Pinto, Jair Basílio dos Santos, Hector Juan Carlos Lugano e Rubens Ferreira da Rocha “Bimba”.

    BOTAFOGO 3 x 2 VASCO
    Data: 20 / 03 / 1955
    Local: Estádio Municipal, Aracaju
    Árbitro: José Monteiro
    Competição: Amistoso
    Gols: Neyvaldo, Ariosto e Yedo (1° tempo); Neyvaldo e Vadinho (2° tempo)
    Botafogo: Lugano, Thomé e Rubens Bimba (Octávio Bonfim); Araty, Ruarinho e Brandãozinho; Mangaratiba, Quarentinha (Basílio), Ariosto (Vinícius), Paulinho e Neyvaldo. Técnico: Zezé Moreira
    Vasco: Barbosa, Ismael (Tomás) e Bellini (Fantoni); Amaury, Adésio e Coronel (Orlando); Wilson, Yedo, Vadinho, Beto e Dejair. Técnico: Augusto Costa, ex-jogador do Vasco

    Saudações esportivas

    ResponderExcluir
  2. As fichas foram pesquisadas em jornais de Sergipe. A indicação de que o time do Vasco era o expressinho é do próprio jornal (não jogaram, Sabará, Vavá, Pinga, Ademir, Alvinho...)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo23:24:00

    Sim. Porém no Club de Regatas Vasco da Gama, segundo a súmula, não diz ser expressinho e sim Vasco da Gama 2 x 3 Botafogo. Jogaram Barbosa, Bellini, Orlando, Coronel e Dejair.



    Saudações esportivas

    ResponderExcluir
  4. Anônimo22:57:00

    Olá

    Meu nome Marcelo Giovane e pesquiso à tempos sobre os jogos do Vasco da Gama, descobri este blog por conta do Marcos Ibrahim e queria dar uns pitacos sobre estes jogos do Vasco em Aracaju. O time do Vasco que fez este jogo contra o Botafogo, quando muito pode ser considerado um time misto. O mais "titular" que participou deste jogo foi o Belini. Coronel e Orlando ainda estavam começando. Barbosa já não era mais titular do Vasco. Este time do Vasco fez uma série de amistosos entre março e abril no norte-nordeste do Brasil, enquanto o time titular fazia um ou outro amistoso ou jogava pelo Rio-São Paulo.

    Apenas para se comparar os times, o Vasco jogou contra Seleção Paulista em 03/04 com a seguinte formação: Víctor González, Paulinho, Bellini, Laerte, Ely, Dario, Sabará, Ademir (Wilson Cunha), Vavá (Alvinho), Pinga e Parodi. Técnico: Flávio Costa.

    E nesta mesma data, o Vasco também jogou contra o Paysandu em Belém com a seguinte formação: Barbosa, Ismael, Fernando Fantoni, Amaury, Adésio, Coronel, Pedro Bala, Iêdo, Vadinho (Nélson Curitiba), Beto e Dejayr (Wilson Ramos). Técnico: Augusto da Costa.

    O mesmo acontece no jogo contra a Ponte Preta em 24/04. Na véspera, o time titular enfrentou o Santos no Maracanã.


    Ats
    Marcelo Giovane

    ResponderExcluir
  5. Marcelo,

    Perfeita sua colocação, cmo pesquisador do Vasco você esclarece perfeitamente a questão.

    Abs,

    Blog do Marcão

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12:37:00

    Apenas complementando o meu último post, por estas épocas era até comum o Vasco montar dois times para os amistosos, e em alguns casos fica até dificil de determinar o grau de "titularidade" do time, as vezes os dois "Vascos" se equivaliam com metade dos titulares em cada um.

    Ats
    Marcelo Giovane

    ResponderExcluir
  7. Anônimo21:52:00

    Boa noite,

    E o que fica para a história é a derrota do Vasco, por 3 a 2, pois lá em São Januário, no departamento de futebol, consta a vitória do Botafogo FR.

    Saudações esportivas

    ResponderExcluir
  8. Anônimo21:20:00

    Boa noite,

    Estavam com a Seleção Carioca disputando o Brasileiro de Seleções: Ademir Menezes, Pinga, Sabará e Vavá (Vasco), Dino da Costa, Garrincha e Nílton Santos (Botafogo). Portanto, o CRVG não poderia jogar completo contra o BFR e também antes já estava disputando um quadrangular em Recife com o mesmo time.

    Qualquer reclamação, solicite aos vascaínos que se dirija a delegacia mais próxima e de parte.

    Saudações

    ResponderExcluir