"O MAIOR ACERVO DA INTERNET DE FICHAS TÉCNICAS DE CAMPEONATOS NO BRASIL"
Veja o indíce dos Campeonatos clicando em http://indiceblogdomarcao.blogspot.com/

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

IDENTIDADES

Texto elaborado por Antônio (Toninho) C. S. Nascimento, professor de Geografia/História, torcedor do Bangu e Guarani, meu irmão e do Guilherme.

Identidades

Todos quando nascemos recebemos um nome que nos servirá de identificação. O planeta, os povos, continentes, países, cidades, bairros também recebem nomes que, por vezes, são alterados.

A identificação se faz por motivos dos mais diversos, bem não vou me aprofundar nesse sentido e vou ficar apenas na finalidade inicial, que para muitos será mais uma bobagem. Por curiosidade no mundo esportivo, particularmente no futebol, muitos times / clubes tiveram sua identidade modificada.

A Societá Sportiva Palestra Itália de São Paulo hoje é a atual Sociedade Esportiva Palmeiras na busca de desvincular sua origem na colônia italiana em um período em que a Itália havia se alinhado com as forças nazi-fascitas (Alemanha, Itália, Japão, Romênia, Croácia, Eslováquia, entre outros).

Da mesma forma o São Paulo Railway o simpático SPR do bairro da Água Branca, ligados inicialmente à Estrada de Ferro construída pelos ingleses por força do mesmo elemento nacionalista da época getulista foi forçado a mudar para Nacional Atlético Clube, assim como muitos outros: (por exemplo, SC Germânia, atual EC Pinheiros; Hespanha de Santos para Jabaquara AC; o Palestra mineiro para o atual Cruzeiro). Por motivos diversos também alteraram os nomes clubes como: Novo Hamburgo > Floriano e novamente Novo Hamburgo; AA Palmeiras, por fusão transforma-se no São Paulo Futebol Clube, sediado na Chácara da Floresta – bom aqui cabe um outro artigo, que me comprometo abordar proximamente; por questões empresariais o tradicional Paulista FC de Jundiaí se transforma em Paulista Loussano, Etti e mais recentemente para recuperar seu nome de origem volta a ser o Paulista FC e assim, vários exemplos...

Mas, o que poucos sabem é da história do SOCIALISTA de Maruim, Sergipe que adotou desde a sua origem até o início da década de 70 do século passado esse nome com o qual disputava o certame profissional principal de seu estado. De repente, sem alardes, inclusive em seu estado, onde não figurava entre as grandes forças futebolísticas regionais, desapareceu...
Bem, estávamos sobrevivendo em plena ditadura militar, fruto do golpe de estado aplicado no dia 1º de abril de 1964. Era a época dos generais Médici / Geisel. É nesse “interlúdio” que o Socialista de Maruim deixa de existir para dar lugar ao Maruinense que hoje continua tentando sobreviver entre os outros tantos clubes pequenos de um estado de pouca expressão no cenário nacional.

Nos países onde o socialismo foi poder o esporte também foi afetado na mesma razão (daí a origem dos Dínamos, Spartacks, do exército, da polícia...)
Sempre foi dado ênfase no caráter ideológico na identificação de extrema direita (caso do nazi-fascismo), mas pouco ou nada se comentou a respeito de mudanças no período militar por questões dessa natureza no Brasil (um nome que se referisse a uma idéia de esquerda).

Alguns dados:


Centro Sportivo Maruinense
CSM
O fantasminha camarada
Maruim/SE.
Fundação: 03/04/1917
Cores:
branco e preto.

Socialista Sport Club
SSC
Maruim/SE
Fundação: 03/04/1917
Cores: branco e vermelho.
Particularmente preferiria como Socialista Maruinense Sport Club, dessa forma guardaria o nome original e manteria a identidade citadina que representa.

Nenhum comentário: