"O MAIOR ACERVO DA INTERNET DE FICHAS TÉCNICAS DE CAMPEONATOS NO BRASIL"
Veja o indíce dos Campeonatos clicando em http://indiceblogdomarcao.blogspot.com/

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Quem tem maior torcida: Fluminense ou Botafogo ?

Com relação a essa questão reproduzo o email que me enviou o Alexandre Magno Barreto Berwanger:

Recebi ontem esta consulta do LANCE, e lhes respondi com o texto abaixo.
  Naturalmente, o LANCE tem como principal objetivo vender jornais, e adequou a resposta em sua edição impressa de hoje (09/03/2010), diminuindo-a ainda mais na edição eletrônica, alterando um pouco a minha resposta para tentar mostrar um equilíbrio que não existe nas arquibancadas, o que é compreensível dado o objetivo principal do jornal. A íntegra de minha resposta segue abaixo :

Prezado Bruno.

 Até a década de 1960, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama, faziam um primeiro grupo de clubes que lideravam as estatísticas de público nos estádios cariocas (o Vasco, desde que chegou à primeira divisão na década de 1920, já naquela época levava mais público do que o Botafogo), America e Botafogo formavam um grupo internediário, enquanto Bangu e São Cristóvão (que infelizmente se apequenenou muito nas últimas décadas) lideravam entre os pequenos clubes.
 Com as grandes equipes que o Botafogo teve na década de 1960, e a queda do America a partir disso, o Botafogo veio a ocupar grande parte do espaço anterior do America, se colocando finalmente no primeiro grupo, grupo do qual na verdade o Flamengo se distanciou muito a partir de seus grandes times na década de 1980, pois antes, Fluminense e Vasco conseguiam dividir o Maracanã com o rubro-negro, com frequência.
 Após a difícil década de 1990, quando o Fluminense chegou à primeira divisão, enquanto o Botafogo, que póuco antes voltara a ser campeão carioca após 21 anos, em 1989, assim como seria mais bem sucedido que o Fluminense nesta década terrível para o Tricolor, chegando ao título brasileiro em 1995, a torcida do Botafogo se aproximou mais da Torcida Tricolor, nas pesquisas, embora não se perceba muito isso na presença das torcidas nos estádios, porque em geral, ou a torcida do Fluminense é maior, ou muito maior nas partidas do Clássico Vovô.
  Nas pesquisas nacionais, o Botafogo tem aparecido na frente (embora nas pesquisas estaduais isso não seja percebido), mas sempre dentro da margem de erro, enquanto a torcida do Fluminense parece sofrer com o fato de se concentrar muito nas classes A e B, as mais difíceis de serem detectadas nas pesquisas, pelo fato dos cariocas destas camadas sociais viverem reclusos principalmente em condomínios com muita segurança,  lembrando que quando os institutos erram pesquisas eleitorais no Rio de Janeiro, usam esse argumento para se desculparem.
  A torcida do Botafogo parece ser maior do que a do Fluminense nas classes C e D, conforme parece apontar o número de apostas acumuladas na TIMEMANIA´em 2008 e em 2009, sendo este o perfil presumível dos apostadores em loterias. Esse é o único produto que eu tenho conhecimento, que a torcida do Botafogo consome mais do que a do Fluminense, conforme vocês poderão constatar abaixo :

 - Consumo de PPV : http://colunas.globoesporte.com/olharcronicoesportivo/2009/01/24/a-pesquisa-2008-do-ppv/
- Vendas de camisa : http://wwo.uai.com.br/UAI/html/sessao_4/2008/07/27/em_noticia_interna,id_sessao=4&id_noticia=73268/em_noticia_interna.shtml
- Audiência de sites oficiais : http://oglobo.globo.com/blogs/bolademeia/posts/2009/09/23/a-audiencia-dos-sites-dos-clubes-de-futebol-225991.asp

1) Em 17 pesquisas de torcidas realizadas no RJ, o Fluminense aparece como maior do que a do Botafogo em 16 :

http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/torcidasrj.htm

2) A vantagem Tricolor, também acontece no Espírito Santo, estado onde os torcedores cariocas são maioria :

http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/torcidases.htm

3) Em públicos acima de 100.000 espectadores, o Fluminense aparece em 58 ocasiões, enquanto o Botafogo aparece em 43 (no Campeonato Carioca a diferença é de 48 a 32 para o Fluminense), mesmo considerando a favor do Botafogo partidas em que sua torcida foi apenas figurante, como quando fizeram a preliminar do Fla-Flu de 1969, com 171.599 pagantes, em que a torcida alvinegra era apenas uma bandinha com poucas dezenas de componentes, no meio da Torcida Tricolor, ou mesmo na final do Campeonato Carioca de 1975, com 100.703 pagantes, quando os poucos torcedores botafoguenses que foram ao estádio ficaram espremidos junto às grades da Tribuna de Honra, em linha horizontal, tão poucos que eram. 

  Na final do Carioca de 1971, maior público entre essas duas equipes, no gol de Lula, pode-se perceber claramente na arquibancada acima, a  Torcida Tricolor pulando em espaço que deveria ser ocupado pela torcida do Botafogo., caso ela ocupasse a sua metade.

 Nas partidas do Botafogo contra o Santos na década de 1960, todas as torcidas do RJ iam assistir a partida, entendida então, como era em alguns anos dessa década, o jogo entre as equipes com os melhores jogadores do Brasil, assim como na final contra o Juventude pela Copa do Brasil haviam milhares de torcedores de outros clubes cariocas torcendo pelo Botafogo, simpatia que o Fluminense nunca teve entre seus rivais, muito pelo contrário, pois estes encheram a torcida do Corinthians, que dividiu a arquibancada (só a arquibancada), com a torcida do Fluminense em 1976. Na partida do Botafogo contra o Atlético-MG em 1977, quando confrontaram-se as duas equipes mais técnicas daquele campeonato, entre 15.000 e 20.000 mineiros estiveram no Maracanã.

  Seguem os MAIORES PÚBLICOS DO BRASIL e OS MAIORES PÚBLICOS DO CAMPEONATO CARIOCA :

http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/attendances.htm

http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/attendrj.htm

 4) Públicos no Campeonato Brasileiro :

  O Fluminense já  vendeu mais de 1.300.000 ingressos do que o Botafogo, assim como a sua média de público, de 15.940, é quase 20% maior do que a do Botafogo, que é de 13.407 pagantes, sendo a maior média Tricolor de 43.541 e a botafoguense, de 34.720 . No Brasileriro passado, a média Tricolor foi de 22.108 pagantes, enquanto a do Botafogo foi de 14.323. De 2000 para cá, a média do Fluminense ultrapassou 20.000 espectadores em 4 ocasiões e a do Botafogo, nenhuma.

http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/ingrclbr.htm

http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/mediaspub.htm

http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/rjstats.htm


  Atenciosamente, Alexandre Magno Barreto Berwanger

92 comentários:

Anônimo disse...

Oi,

'C. Magno B. entrou na pilha do Lance!'

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

SE

Anônimo disse...

MEUS LEVANTAMENTOS, FEITOS EM MINHAS VIAGENS DE CARRO POR TODO O BRASIL, ME MOSTRAM O SEGUINTE:

1) O BOTAFOGO TEM, COM CERTA FOLGA, MAIS TORCIDA QUE O FLUMINENSE, A NÍVEL NACIONAL;

2) AS DECISÕES NO MARACANÁ - QUE SÃO UM BOM TERMÔMETRO - NAS QUAIS ESTIVE PRESENTE, MOSTRARAM SEMPRE A TORCIDA DO BOTAFOGO MAIOR DO QUE A DO FLUMINENSE, MORMENTE NAS CADEIRAS AZUIS (ANTIGAS GERAIS) E CADEIRAS BRANCAS (FRONTAIS ÀS CABINES);

3) PORTANTO, NO RIO, A TORCIDA DO BOTAFOGO É LIGEIRAMENTE MAIOR QUE A DO FLUMINENSE, SENDO QUE O GLORIOSO TEM MAIS TORCIDA NA GRANDE RIO, E O FLUMINENSE MAIS TORCIDA NO INTERIOR DO ESTADO;

4) MAS NADA SE COMPARA À POPULARIDADE DO FLAMENGO, QUE VERIFICO BRASIL A FORA, SEGUIDO, EM DE LONGE,PELO VASCO DA GAMA;

5)SURPREENDE O CRESCIMENTO DOS TIMES GRANDES DE SÃO PAULO NO NORDESTE BRASILEIRO, JÁ ULTRAPASSANDO BOTAFOGO E FLUMINENSE EM MUITAS CIDADES.

Marcos c.s. nascimento disse...

Muito bom, ficam registradas as suas observações. Abraço. Marcos

ALEXANDRE MAGNO disse...

Pelas afirmações do anônimo aí em cima, trata-se de alguém sem nenhum compromisso com a verdade, por isso, anônimo.

Torcida do BFR maior do que a do Fluminense no Maracanã?

Acompanho futebol desde 1974 nas arquibancadas, e a torcida alvinegra nunca chegou perto em nenhum clássico animado.

Viagens pelo Brasil? Conta outra.....

rafael botafoguense disse...

Totalmente parcial.

A torcida do Botafogo é sabidamente mais nacional que a do Fluminense. Se a pesquisa não chega nos apartamentos de luxo também não chega aos rincões desse país.

Ed bastos disse...

Botafoguense ??? humm já ouvi falar sobre eles. um vizinho torcia pro botafogo mas ele morreu ano passado ele tinha 85 anos e dizia q era um bom time só na decada de 60

Anônimo disse...

CARA O BOTAFOGO TEM MUITO MAIS TORCEDORES QUE O FLU. BOTAFOGO TEM M UITOS TORCEDORES FORA E DENTRO DO RIO,JA O FLU TEM TORCEDORES NO RIO E FORA MUITO POUCO.

BOTAFOGO: TEM ENTRE 4 E 7 MILHOES
FLUMINENSE: TEM ENTRE 2 E 5 MILHOES

Hugote disse...

Torcida do FLu só ganha do Botafogo no estado do Rio de Janeiro, só no estado que há mais tricolores que Botafoguenses. Não existe tricolor fora do Rio, exemplo disse foi Botafogo x FLu em 2013 na Arena Pernambuco era 95% de Botafoguenses no Estadio. Em Brasilia Botafogo tem umas das maiores torcidas, só perde pra sp e flamengo se não me engano. Em JF também há muitos torcedores, ES e etc. Não há um lugar que você fale: "Naquele Estado tem muitos tricolores".

Anônimo disse...

"na final contra o Juventude pela Copa do Brasil haviam milhares de torcedores de outros clubes cariocas torcendo pelo Botafogo"

VOCÊ MEU CARO, SÓ CAGOU PELA BOCA, NÃO FALE O QUE NÃO SABE. SÓ TINHA BOTAFOGUENSE EM 1999, MEU DEUS DO CÉU COMO ESSE CARA É UM FANFARRÃO, ALGUM BOTAFOGUENSE DEVE TER COMIDO A MULHER DELE! FALOU UMA MERDA MUUUUUITO GRANDE ESSA DE 99 PUTA QUE O PARIU. ENFIA ESSA LÍNGUA NO CÚ QUANTA MERDA EU LI. O BRASIL TODO SABE O QUÃO MAIOR É A TORCIDA DO BOTAFOGO.

Unknown disse...

Moro na Paraíba viajo muito pra Pernambuco e rio grande do norte e posso li dizer que a torcida do Botafogo e muito muito maior do qui a do fluminense : 1 flamengo: 2 Vasco 3 sport 4 santa cruz 5 Botafogo; 6 palmeiras ; 7 Corinthians ; 8 são Paulo 9 outros time local fluminense quase não temir quando tem e povo de idade

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkk até o america tem mais torcida que o Botafogo

Anônimo disse...

No rio as duas se igualam, mas nós outros estados, a do Botafogo é bem maior.

Anônimo disse...

Dizer que em 1999 tinha milhares de torcedores de outros clubes torcendo para o Botafogo é no mínimo uma idiotice sem tamanha. Eu estava no Maraca e só não vi nenhum outro torcedor nem bandeiras nem camisas de outros clubes.
Enfia essa lingua no. ....

Anônimo disse...

Em 1999. Está no livro do recordes como a maior torcida de um só clube no maracanã . E essa torcida era toda do Botafogo. Só Do BOTAFOGO. Cala a boca idiota que publicou a matéria.
Eu estava lá .

Unknown disse...

A torcida do Botafogo é mais participativa, 100% dos seus torcedores se pronunciaram nesse artigo....kkkkkkk

Unknown disse...

A Torcida do Fogão é muito maior que a dos tricoletes chora terceira divisão, seus merdas.

Carol disse...

No Rio as duas torcidas se igualam ,Flu tem uma pequena vantagem ,mas no geral nacional ,a do Botafogo é maior , quando fui pra ES e Manaus , via muitos com a camisa do Botafogo ,aqui no Rio,vejo com frequência torcedores do fla e Vasco ,a do botafogo tbm vejo ,agora do Flu raramente eu vejo .

edtricolor disse...

kkkkkk tu é um piadista desde quando a torcida do bostinha maior que do Fluminense?? se no Rio a torcida do FLU É a segunda maior, como pode ser??? a nível nacional a torcida do Flu também é maior. a torcida do bostinha se compara com a do América, e assim mesmo uma pequena vantagem americana.

Anônimo disse...

Até hoje conheci só meu avô que já faleceu

Unknown disse...

Eu estava na final de 1971 e posso afirmar que a torcida de Botafogo x Fluminense estavam rigorosamente iguais em tamanho. Alias, não cabia mais ninguem no estadio. Fora isso, o botafogo sempre leva mais torcedores aos classicos vovôs, salvo algumas exceções ao longo da ultima decada. Torcida do Botafogo é maior, não tem como discutir.

Anônimo disse...

Em Pernambuco a torcida do Corinthians é a maior, o segundo é o Sport. Outros times de sp são maiores que o Flamengo. Mas respondendo a pergunta, é óbvio que a torcida do Fluminense é maior que do pequeno Botafogo.

Anônimo disse...

Em Pernambuco, na zona da mata, agreste ou sertão, a liderança do Corinthians é esmagadora. Não há o que falar. Pernambuco é quintal de paulista. Há 2 décadas o Corinthians se consolidou como a segunda maior torcida do nordeste, atrás apenas do Flamengo, mas em Pernambuco não dá nem pro cheiro.

Gabriel Gomes Nunes disse...

Da Empate, Os dois tem o mesmo tanto de torcida, Fluminense tem um pouco mais dentro do RJ e Botafogo tem um pouco mais fora do RJ.

Unknown disse...

Sem dúvidas que o fluminense e gigante eo botafogo apenas um time tradicional do RJ

Unknown disse...

Tua bunda clubista de merda

Unknown disse...

Kkkkkkkkk que piada engraçada time pequeno que lota estádio tem torcida a onde, nessa pesquisa do lance puxando a história desde do fundamento dos clubes não deixa mentir larga de ser clubista e aceita que o botafogo sempre foi o menor do rio entre os grandes

Unknown disse...

Eo que interessa é ter torcedor no RJ mesmo, fluminense e time carioca e suas histórias, seu estádio entre outras coisas tão no RJ, pouca importa se em outras cidades têm ou não torcedores do fluminense

Unknown disse...

Aceita que dói menos clubista vocês não tem torcida para lotar o Maracanã

Unknown disse...

Que se foda vocês, fluminense e time carioca, oq interessa é que tenha torcida aqui no RJ, a história do fluminense não ta na Paraíba, o certo é vocês torcer pro time da cidade de vocês, que jogam por ai, tem estádio ai, e tem toda uma história na cidade, e não pra time de outros estados

Unknown disse...

Chora menor do rio kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Até pelos comentários imparciais neste blog, o Botafogo tem muito mais torcida que os tricolores. São vários alvinegros ou neutros comentando a maioria e três ou quatro tricolores retrucando.

Anônimo disse...

GB significa gay boiola?

Unknown disse...

AQUI NO PARÁ SEM DÚVIDA A MAIOR TORCIDA É DO REMO E A SEGUNDA DO FLAMENGO A TERCEIRA O PAYSANDU COM PEQUENA VANTAGEM A DO CORITHIAS VEJO QUE NOS JOGOS ENTRE OS TIMES DO RIO COM O DAQUI DO PARÁ O FLAMENGO VASCO E FLUMINENSE SE IGUALO O BOTA EM MENOR NÚMERO ,MOREI NO RIO NAO TORÇO POR TIME NO RIO TENHO SIMPATIA PELO O AMERICA PELA COR DA CAMIISA,AGORA FALAR QUE A TORCIDA DO BOTAFOGO É MAIOR QUE A DO FLUMINENSE É UMA TREMENDA PIADA

Unknown disse...

Quero saber quem é quem acha que no rio a torcida do botafogo é maior? Vc é louco! Sempre a torcida do fluminense foi bem maior no rio de janeiro e no espírito santo. isso é incontestavel!! no resto do Brasil, é mais equilibradp

Unknown disse...

Ultimamente só vejo em 99% das pesquisas falando que a torcida do Botafogo é maior que a do fluminense

Unknown disse...

Sou Botafogo e vou ao estadio desde 1967,honestamente, na cidade do Rio de Janeiro, a torcida do Fluminense é ligeiramente maior assim como no estado mas no Brasil, a do Fogão é bem maior!

edtricolor disse...

As pesquisas ñ negam. Todos jogos importantes entre ambos a torcida do Fluminense foi bem maior. Vide o carioca de 71 e 75. A torcidinha do bostinha foi esmagada pelo do Fluminense. E a estimativa da torcida do Fluminense é de 6 milhões. Enquanto o do bostinha é de 2 milhões. Se bobear à torcida do América é maior que do bostinha.

Unknown disse...

Aqui é Vasco maluco

Unknown disse...

Aqui é Fluzãoooooo 4 x 1 no Cruzeiro!!!
Saudação tricolor

Unknown disse...

Aqui é Fluzãoooooo, até morrer!!

Anônimo disse...

Botafogo e Fluminense tem torcida irrisória fora do Rio , na verdade mesmo o Vasco da Gama atualmente se encontra atrás dos paulista em termo de torcida no norte e nordeste

Anônimo disse...

Moro no interior do Rio,e a coisa mais rara e eu encontrar alguem com a camisa do Fluminense(na verdade,ate as de times europeus tem uma incidencia maior).Ja a do Botafogo,quase todo dia eu vejo alguem vestindo.E isso,estando ha decadas sem grandes titulos,enquanto o Flu venceu dois brasileiros faz poucos anos...

pedepato disse...

Tem que ser retardado pra dizer que tinha mulambo, vascaino e tricolor no estádio torcendo pro Botafogo

Unknown disse...

Torcida tricolete não divide Maracanã com os times de são Paulo a torcida do corintia engoliu os tricoletes no maracanã

Unknown disse...

Não tenho a menor dúvida que a torcida do Flu é muito maior, não só no estado do Rio mas no Brasil. Internacionalmente então nem se fala. Flu muito maior. Botafogo tinha muitos torcedores na década de 60, mas já morreu tudo.

Unknown disse...

A maioria comentou que no RJ é bem acirrado embora eu saiba que na capital principalmente Niterói e baixada o Flu leva uma vantagem porém a nível nacional minas , espírito santo , Brasília , Df onde tem loja oficial , norte , principalmente nordeste a torcida do Botafogo é amplamente maior , Em inúmeras pesquisas ao longo das décadas o Fluminense sempre aparece abaixo do Bahia e as vezes atrás do sport , Botafogo um pouco acima , antes era a frente de atlético mineiro e e inter contudo o clube passa por essa seca de títulos importantes que afasta e inibe mostrar a popularidade em estádio e engajamento nas redes sociais até , o Botafogo em território nacional não é so maior como é o dobro do Fluminense

Unknown disse...

Torcida do bostafogo???? Existe??? Fala sério!!! Não chega nem perto da torcida do Flu, no Rio ou em qualquer outro lugar

Unknown disse...

Kkkk, esse cara é louco!!! A torcida do bostafogo é igual a do sport, ceará, chapecoense... Tudo time mediano. Torcida do Flu é de time grande que é, em torno de 9 milhões. Bostafogo deve ter uns 500 mil.

Unknown disse...

Torcida do Flu só ganha do bostafogo no Rio de Janeiro e no Brasil inteiro. Bostafogo tem torcida???? Kkkk

Unknown disse...

Está corretíssimo!!! 60% dos torcedores nessa final eram de outros clubes do Rio dando uma força pro bostinha, mas nem assim adiantou. Faltou camisa.

Unknown disse...

Torcida do Flu tem uma média de 5 milhões de torcedores. Bostinha uma média de 500 mil.

Unknown disse...

Kkkkk, tinha que ser Paraíba, kkkk cala a boca e se informa melhor paraíba burro! Torcida do Flu = 5 milhões, botafogo = 500 mil

Unknown disse...

É a mais pura realidade. Eu estava lá e lembro bem. Tinha 60% torcedores de outros clubes, 10% do juventude e 30% bostafogo.

Unknown disse...

60% torcedores de fla, flu e Vasco, 10% juventude e 30 % botafogo. Essa é a realidade.

Unknown disse...

Vcs são chororô até aqui, kkkk bostinha não tem torcida po. Flu tem 5 milhões e bosta 500 mil. Fato!!!

Unknown disse...

Kkkk, vai pra globo animal!!!! Torcida do Flu é no mínimo o dobro da torcidinha do bostinha.

Unknown disse...

Kkkk. Sabe ler animal??? Torcida do bostafogo não existe, essa é a realidade!!!

Unknown disse...

Cadê??? Nem o ibope que é do Montenegro diz isso. Em todas pesquisas a torcida do Flu é maior.

Unknown disse...

Não sou tão velho, mas posso te garantir que você está errado! Torcida do Flu muito maior em qualquer lugar do Brasil.

Unknown disse...

Precisa de um óculos em animal!!! Ou então não conhece as camisas, kkkk torcida do Flu é muito maior em qualquer lugar do Brasil. Fato!!!

Unknown disse...

Você está completamente errado. A torcida do Flu é muito maior em qualquer lugar do Brasil. Basta ver as pesquisas.

Unknown disse...

Flu muito maior. Não tem nem como comparar.

Anônimo disse...

E isso que eu vejo mesmo,aqui onde moro,e acabou!Aceita a verdade ou enfia o dedo no seu c... e cheira entao!!! Tricolor em maioria,so se for entre os homosexuais... Kkkkkkkk

Victor disse...

Só imbecil pra achar que a torcida do Botafogo é maior ķkkkkkkkk Botafogo aqui no RJ é apenas um bairro esse sim é famoso. A torcida do FLU tem no Sul de Minas, Nordeste, Brasília em um número relativamente bom. Evidentemente perde pra Fla, Vasco é uns times paulistas.

Victor disse...

Comeu Bosta, ou esqueceu de tomar seu tarja Preta em que Planeta isso procede?

Victor disse...

Exatamente

Victor disse...

FODA- SE!!!!! O que vc vê nas Ruas desse buraco de fim de mundo onde Tu vive. O fato é na Capital do RJ possui um pouco mais de tricolores do que botafoguense no interior do RJ mais tricolores e fora do estado dizem ser equivalentes mas no geral possui mais tricolores. Só energúmenos pensam o contrário, torcida do FLU Sempre foi maior

Victor disse...

Não sei em que Planeta você vive só sei que no meu Planeta terra não é. Só disse coisa sem pé se cabeça. Minhas Viagens de Carro de CU é Rola kakaakakkakkakakaakkkak Comediante você

Victor disse...

Botafoguense 7 milhões e Flu 5 ??????? Kkkkkkkkk vc sofre de algum Distúrbio mental ou é apenas clubista. Vive em que Planeta? Isso é uma Piada?

Victor disse...

Fala merda Não o Maluco, torcida do FLU é grande em Brasília conheci uma pessoa que mora lá e me disse lá tem mto Vascaíno, São Paulino, Fla e FLU.

Victor disse...

Botafogo tem Torcida??? Aqui no RJ só vejo flamenguista, Vascaíno e tricolor. Botafogo famoso aqui é o Bairro

Victor disse...

Foda se que nesse estado de zbosta onde tu vive tem mais botafoguense. No geral a torcida do FLU é maior! No Nordeste Bahia, Sul de Minas, Brasília e RJ possui mais tricolor que Bota. Botafogo é um Bairro aqui do RJ

Victor disse...

Kaakakkakkakkaakkkakakkkaakakaakkakakaaakaaaak Botafogo famoso é o Bairro só!

Victor disse...

Krl um Botafoguense? que RARIDADE!!! MDS. Aqui no RJ é raro encontrar só tem Flamenguistas, Vascaínos e tricolores

Victor disse...

Botafogo não lota nem um pedaço do Vaziao que dirá Maracanã. Botafogo é xodó time que não faz mal a ninguém mal torcida tem aqui no RJ.

Victor disse...

Igualam Meu Piru. Fala merda Não vai andar nas ruas do RJ.

Victor disse...

Kakakakkkakakakkkaaka Pqp isso é uma piada né???

Victor disse...

Mais Nacional ???? Kakaakkkkkaka Botafogo famoso é bairro o time é famoso de leve por ser viúva de Garrincha e nos anos 60 teve um time forte e ganhou uns estaduais. Qualquer burro leigo que não entende de futebol sabe que o Fluminense tem mais torcida, Tradição e história. Do contrário só quem é clubista ou é especial possui algum problema de saúde mental pra alegar o contrário. Contra fatos não a argumentos amigo. É por aí

Victor disse...

Sul de.minas, Brasília e Nordeste tem mais tricolor cara ... então já viu né? Nem Fudendo a torcida do Botafogo é maior que a do Fluminense. Só desinformados pra acreditar nisso

Victor disse...

Krl olha as Bostas que esse maluvo fala kakakaakkakakakaaa torcida do Botafogo já foi maior que a do ATM e inter jaajajajajaakakakakaka Nunca que a torcida do Bot foi maior que a do FLU nenhuma pesquisa diz isso tu só pode ser botafoguense que é uma raridade ver nos dias de hoje se Não é só pode ser um Mongolao que tem Raivinha do FLU ou possuí retardo mental. Recomendo vc sair de sua toca e andar na rua conhecer novas pessoas. Disse mta merda ai no texto nitidamente não entende nada de Futebol seu CU ficou com inveja de sua boca de tanta Bosta que tu digitou aqui na boa. Vai Se informar é por aí 👍🏼 abs

Victor disse...

Pior que não mano a torcida do FLU é maior sim que a do Botafogo. Moro no RJ e possote garantir e em Brasília e Sul de Minas tbm tem mais tricolores já né falaram isso Para então nem se fala. É por aí 👍🏼

Victor disse...

Querer comparar a torcida do FLU com a Do Botafogo é o msm que querer comparar a torcida do Milan com a da Roma é óbvio que a do FLU é maior. Só andar nas ruas do RJ e viajar pelo país, a torcida do FLU sempre foi maior

Anônimo disse...

Vc é maluco ...sua torcida só existe no estado do Rio de Janeiro e só

Anônimo disse...

Perfeito

Anônimo disse...

Perfeito sua resposta ...exatamente isso

Anônimo disse...

Perfeito

Anônimo disse...

Kkkkk..louco

Anônimo disse...

Perfeito

Anônimo disse...

Para de falar merda e mentir a troco de nada! Todos que moram no Rio de Janeiro capital sabe que a torcida do FLU é maior e fora tbm, em Brasília e Nordeste possui mais torcedores do Fluminense. Possui ate o grupo de torcedores Nordeste Flu Venha pro RJ e veja ao invés de contar mentiras sem fundamento nenhum na Internet.

Anônimo disse...

Kkkkkkkkk em que Planeta vc Vive? 1° que clássico vovô mal clássico é! Clássico aqui de verdade no RJ é Fla Flu, Flu vs Vasco e Fla vs Vasco, 2° quando tem clássico Fluminense vs Bota, a torcida do FLU sempre engole a do bota. Quem acompanha Futbol sabe disso. Botafogo mal torcida possuí mal lota o Vaziao. Time Café com leite do RJ . Enfim vai contar mentiras na casa do caralho

Anônimo disse...

Você é doente procura um manicômio em.aue planeta bota tem mais torcida que o FLU? Né vc acredita nessa mentira

Anônimo disse...

Da o seu CU pra torcida do Bairro então. Retricando meu Pau no CU da sua mãe