"O MAIOR ACERVO DA INTERNET DE FICHAS TÉCNICAS DE CAMPEONATOS NO BRASIL"
Veja o indíce dos Campeonatos clicando em http://indiceblogdomarcao.blogspot.com/

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Postagem 3000

Pessoal chegamos à postagem de número 3.000. 
Nunca imaginei que chegaria a tanto.
Iniciei o Blog para utilizá-lo como uma espécie de arquivo pessoal, sem grandes pretensões.
Ao saber da idéia meu irmão Guilherme propôs montarmos as fichas das Taça Brasil e depois do Rio São Paulo. Esse foi o início do Blog.
A "ficha técnica" do Guilherme:


Guilherme Nascimento, professor. Pesquisador do Santos FC e da história do futebol a mais de 30 anos. Escreveu o "Almanaque do Santos FC" onde revelou quase uma dezena de jogos que o próprio SFC desconhecia, descobriu mais um jogo e mais um gol de Pelé (1966 na Costa do Marfim),fato este de repercussão internacional com dezenas de sites reproduzindo a matéria. Mantem o "Blog do Prof Guilherme", onde além de escrever sobre a história do alvinegro, também escreve sobre questões do funcionalismo público estadual, música e política em geral. É consultor da história do Santos, colaborando na revista "Santástico" (do Santos FC) e em diversos sites e blogs sobre o SFC.

É também colaborador do Blog do Marcão, com matérias sobre o futebol santista, Campeonatos dos anos 50 e 60 (Torneio Rio/São Paulo, Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa - Campeonato Brasileiro).

Atualmente, esta atualizando o Almanaque do Santos FC, com a inclusão de jogos não oficiais (time misto, do 2º quadro, jogos-treino e outros). 

Também esta montando material sobre os primeiros atletas negros no futebol paulista, em especial em Santos, identificando os primeiros atletas negros campeões paulistas, em 1914, pela AA São Bento. 

Conta com a ajuda de amigos e colaboradores como Wesley Miranda, Walmir Gonçalves, Evaldo Rodrigues e Marcelo Fernandes (todos pesquisadores da história do Santos FC).

Participará do documentário "Queremos ver Pelé de graça", da TV Francesa, sob a direção do documentarista martiniquês Gilles Elie-Dit-Cosaque e da produtora La Maison Garage, que tem como tema a partida do Santos na Martinica em 1971. 

Participou de diversas gravações da TV Santos sempre contando passagens da história do Santos FC. 

A partir de então surgiram diversas pessoas colaborando dentre eles o Rodolfo que colaborou enormemente nas fichas do Campeonato Carioca. É um campeão na arte de compilar fichas técnicas em campeonatos.

Um resumo de sua história temos na entrevista concedida por ele ao "Pesquisadores Futebol Clube", no link: http://pesquisadoresfutebolclube.blogspot.com.br/search/label/Algumas%20Se%C3%A7%C3%B5es%20do%20Blog.

Mais recentemente estamos com fichas de alguns times brasileiros, nessa empreitada contamos com a colaboração de dois amigos, Alexandre e Amauri.

O Alexandre:
Alexandre Magno Barreto Berwanger, nascido em 24/04/1963 na cidade de Niterói (RJ), licenciado em Administração de Empresas, bancário, espírita, casado, com um filho, torcedor do Fluminense. Apaixonado pela História do futebol desde que comecei a ler a revista Placar, logo após o seu lançamento em 1970, tive a curiosidade aumentada pelo período não coberto por essa revista e passei a frequentar ambientes como a Biblioteca Nacional e o Flumemória, a fim de entender melhor o passado do futebol, passando a publicar o resultado de minhas pesquisas em diversos sites com os quais colaboro.

Sou membro da RSSSF Brasil, site de estatísticas do futebol brasileiro, onde publico a maioria de minhas pesquisas. A minha especialidade são os maiores públicos do futebol brasileiro, mas publico artigos com fichas técnicas não apenas do Fluminense, como de partidas que decidiram títulos no Torneio Rio-São Paulo, Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa, melhores ataques e artilheiros de campeonatos, clássicos de futebol mais antigos do Brasil e do continente americano, performances dos clubes cariocas nas principais competições interestaduais, nacionais e internacionais, entre outros assuntos que julgo relevantes registrar para não se perderem com o tempo.

No site Campeões do Futebol, além de estatísticas, publico também artigos sobre História do Futebol, notadamente aqueles com mais conteúdo em forma de redação, que não cabem no estilo das publicações da RSSSF Brasil.

No site Panorama Tricolor, ouso um pouco mais sem me distanciar da minha condição de pesquisador, mas com artigos mais opinativos, em um site de torcedores do Fluminense feito para torcedores do Fluminense.

Contribuo modestamente com o Blog Jornalheiros, assim como com o Site Estatísticas do Fluminense, passando algum material para eles.

Tenho muito publicado na Wikipédia, em artigos sobre o Fluminense, sobre clássicos de futebol, mas também sobre vários clubes do futebol brasileiro e do futebol internacional.

No Blog do Marcão, publico principalmente fichas técnicas, mas deixo o Marcão a vontade para publicar qualquer conteúdo que julgue apreciável entre o muito que publico na web.  

O Amauri:

Amauri Robinson dos Santos, nascido em 19/04/1982 na cidade de Adamantina (SP),  cursando Ciências Contábeis, auxiliar contábil, casado, com um filho, torcedor do Santos FC.

Apaixonado por História em geral, comecei a ler a anotar os jogos e gols do Santos FC no ano de 1997. Mas, somente em 2013, passei a pesquisar e montar um arquivo com a maior quantidade de informações sobre o Santos FC (pesquisas em livros, almanaques e, principalmente na internet).

Injusto seria não citarmos mais os seguintes colaboradores:
Ricardo de Jesus Ayres, 38, casado, mora em Petrópolis, RJ, torcedor do Fluminense FC.
 
Antônio Coelho de Souza do Nascimento, 54, casado, 2 filhos, mora em Mauá, SP, torcedor do Bugre - Guarani FC

José Ricardo Caldas e Almeida, 52, cinco filhas e um netinho, mora em Brasília, DF, torcedor do Botafogo do Rio.

Marcos Galves Moreira, 51, casado, dois filhos, mora em Sorocaba, SP, torcedor do Santos FC e Sãobentista juramentado.

Julio Bovi Diogo, 48, médico, casado, dois filhos, mora em Santos, SP, torcedor do São Paulo Futebol Clube.

Temos ainda diversos outros colaboradores pontuais em arquivos e em comentários, Walter Iris, Sergio Henriques, Walmir Gonçalves, Luiz Moura, Jorge Luiz Michelli da Silva, Jorge Costa  e vários outros

Nossa lista de Blogs amigos: 
Também o site parceiro:

cabecalho


Nossos seguidores:


Maracajá

KINHA

Alejandro

O Nordeste

Mario Fernando

Blog FuteBRONCA!

Marcelo Ribeiro

Paulinho Vidal

Jorge Luiz Micheli da Silva

tv uruburetama

Ricardo Drago

Marcos Venicius Batista Santos

marcio

Agente Rubro-negro

cellolux

MAM .

Paulo "Sorriso"

Obrigado por nos visitar

moraes fogão

Marcos Trindade

BOPE-POI Seja um seguidor participe

Deputada Cilene Guimarães Escritorio Virtual

Marcos c.s. nascimento

LadyBee Archie

Antônio Coelho

Alan Souza

Tom rodrigues

Ocimar Ziley

Hernan Montes

Alan Souza

CARLOS SILVEIRA

Rodolfo Stella

jorge costa

Alessandro Moraes

Ibrahim


Alex Gamboa

José Erisvaldo - Zé Potiguar

baú do são paulo

Marcos Teixeira

Naça é Raça!

Sergio

Ricardo

Helem Fuziel

CENTERIN

leandro

Luciano

Arteiro

Charlie

Aqipossa Informativo

Vai Qué Moli

ROSÂNGELA

george joaquim

augusto freire

LUIZ MOURA

AF Sturt Silva

Leo Devezas

Cazabello

FC_ FUTEBOL 2011

José Ricardo Caldas e Almeida





Todos esses fazem o Blog do Marcão - a todos muito obrigado.




2 comentários:

Vicente Henrique Baroffaldi disse...

Parabéns, Marcão, pela postagem de número 3.000!!! Belíssimo trabalho. Abraços do Vicente e do Paulo, de Ferroviária em Campo.

ALEXANDRE MAGNO disse...

Parabéns, Marcão, um super herói da memória do futebol por não deixar que desapareçam do conhecimento público o conteúdo de mais de 3.000 artigos!

É uma honra ter conhecido pessoa tão generosa!