"O MAIOR ACERVO DA INTERNET DE FICHAS TÉCNICAS DE CAMPEONATOS NO BRASIL"
Veja o indíce dos Campeonatos clicando em http://indiceblogdomarcao.blogspot.com/

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Não quero Neimar na Seleção

Eu não quero um time de guerreiros... quero um time de futebol!


Amigos do blog do Marcão, escrevo no sábado um dia antes da final do Campeonato Paulista... não sei se o SFC será o campeão... o que interessa, é que definitivamente o atual time do Santos FC criou uma nova referência para o futebol. Um time vibrante, alegre, goleador, gols em quantidades incalculáveis... um time rápido, veloz, jovem, irreverente... onde a sintonia com sua torcida é uma outra marca inconteste.

Não sei se a conquista do Paulista será confirmada amanhã, ou se o time chegará nas finais da Copa do Brasil... não importa, sinceramente, não me importo. Gosto de futebol, gosto da partida bem jogada, com técnica e vontade de vencer. Gosto de ver esse time do SFC.

E são esses motivos que me levam a ir contra o clamor popular no Brasil:

Eu não quero Neymar e Ganso na seleção!

Não nessa seleção, não nesse time da CBF...

Não para jogar num time de guerreiros (afinal não é isso que a propaganda pede?)

Neymar e Ganso são jovens e craques... o que eles fariam naquele grupo escolhido por Dunga?

Talvez, esquentassem o banco...

Dunga montou o seu perfil de time: guerreiro, raçudo antes de qualquer coisa. Neymar e Ganso são o oposto desse conceito... são técnicos e extraordinários antes de qualquer coisa... isso não significa que não sejam raçudos, que sejam indolentes... mas, a técnica fica muito acima desse recurso.

Para mim é um incômodo ver a propaganda estrelada por Dunga nos meios de comunicação... um bando de marmanjos gritando que são guerreiros... para onde eles vão? Vão “guerrear” contra quem?

Futebol não é isso... não é “guerra”... é saber jogar o jogo, é ter técnica, competência... e no futebol sul-americano e no brasileiro em particular, é jogar com alegria.... saber driblar, gingar e marcar muitos gols....

Para quem gosta de ver guerreiros jogando deve se esbaldar ao ver a seleção da Alemanha... pode ser eficiente, conquistar torneios... mas, aquilo não é o futebol que gosto...

Alguns vibram num jogo da Itália, outros acharam ótimo a Inter com 15 dentro da área perder do Barça e se classificar... uns devem achar ótimo o futebol (?) da Inglaterra (e sua grande contribuição ao futebol: “o chuveirinho”) ou Suiça...

Meus amigos, eu não gosto de nada disso... gosto dos improvisos das seleções africanas (sempre tem uma aprontando em cima dos europeus nas Copas...), da malícia do futebol sul-americano (quando usam esse “dom”)...

Como esquecer Maradona arrastando o time inglês (Copa de 86), Garrincha e Pelé entortando o futebol “científico” soviético; Falcão, Sócrates e Zico comandando o meio campo na Copa da Espanha? Pelé fazendo as jogadas mais geniais de todas as Copas, em 1970?

Portanto, repito: Não quero Neymar e Ganso no time do Dunga... eles não são guerreiros, são craques... não são jogadores de vibrarem pois deram um carrinho (que coisa tosca...)... eles vibram quando marcam gols e gargalham após um drible desconcertante... e para isso não há espaço no time da CBF. Que fiquem no Santos FC, que façam cada vez mais gols, mais dribles, mais danças, mais coreografias... que continuem craques e que não se tornem “guerreiros”.


Para conhecer mais (ou lembrar): (Pelé contra o Uruguai, em 1970)

http://www.youtube.com/watch?v=wsRBi3CJRxE&feature=related


Brasil x URSS:

http://www.youtube.com/watch?v=WnfSYVkswjo&feature=PlayList&p=2BDCEF8BFF6881A7&playnext_from=PL&playnext=1&index=13


Maradona:

http://www.youtube.com/watch?v=LbjGVnRLuiU&feature=related


Brasil x Argentina (Espanha 82, com Mario Vianna)

http://www.youtube.com/watch?v=npfusAkl8KY

E isso é arte:

http://www.youtube.com/watch?v=b72Ffk3Qo9c&feature=related


Guilherme Nascimento, 48 anos, santista roxo desde 1967, é professor da rede pública, é testemunha do melhor time do Santos FC nos últimos 40 anos.

Nenhum comentário: