"O MAIOR ACERVO DA INTERNET DE FICHAS TÉCNICAS DE CAMPEONATOS NO BRASIL"
Veja o indíce dos Campeonatos clicando em http://indiceblogdomarcao.blogspot.com/
atualizado até dezembro de 2010

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Campeonato Paulista de 1903

CAMPEONATO PAULISTA “TAÇA CASIMIRO DA COSTA” - 1903


HISTÓRICO: o campeonato de 1902 serviu de grande estimulo para a fundação de novos clubes, despertando ainda o interesse pelo futebol em outras cidades, como em Santos, no litoral paulista. Jovens de destaque social daquela cidade, incentivados por alunos do Mackenzie College, fundaram em 1902 o primeiro clube santista, o Club Athletic Internacional, realizando seus primeiros treinos num terreno proximo ao mar, localizado na avenida Bartolomeu de Gusmão.
As traves, como era uso na época, foram feitas improvisadamente com grandes varas de bambu imperial. Os alunos acima citados, cujas famílias residiam em Santos, passaram a se reunir com jogadores locais no "Cafe Concerto", que ficava na esquina das mas Sao Leopoldo e XV de Novembro. Entre eles figuravam Andre Miller, Henrique Porchat de Assis (Dick Martins), Raul Schmidt, Eduardo Machado, Quintino Rato, Harold Cross, Francisco Martins dos Santos, Theodoro Joice, Gustavo Goetz, Joao Mourão, Dráuzio Nogueira, Valter Grimsditch, Victor Crass, Cicero de Lima, Luis Werneck e Lucas Fortunato. Foram eles convocados pelo Porchat para uma reunião prevista para o dia 7 de novembro de 1902 no Theatro de Variedades, na Praça dos Andradas, com o objetivo de fundar o Internacional, o que aconteceu nesse mesmo local.
Foi o próprio Porchat quem financiou a compra de duas bolas e no dia 15 de novembro o clube fazia seu primeiro treino oficial, num campo improvisado na praia do Boqueirão, defronte a igreja de Santo Antonio do Embare, na atual avenida Bartolomeu de Gusmao. Esse treino foi suficiente para atrair novos adeptos, como Luis Neri, Carlos Mueller, Jose Salgado, Gil de Sousa Rodrigues, M. Baraúna Dias, Theodoreto de Farias Sousa, Zizino Patuska, Henrique Trost e Charles Murray.
Logo em seguida, decidiu-se pela inscrição do Internacional na Liga Paulista de Foot-ball. Porem, seguindo-se a euforia inicial, surgiram os primeiros desentendimentos, que resultaram numa cisao, saindo America Martins dos Santos, Zizino Patuska, Ernesto Guimarães, Heraldo Barbosa e outros, que se uniram a Augusto Maria Angelica e Harold Cross para fundar o Sport Club Americano, que viria a ser urn forte concorrente do Internacional.
A escolha do nome se deu porque seus fundadores tinham origem norte-americana e, por coincidência, o clube foi fundado na casa de Americo Martins dos Santos.Fundado em 21 de maio de 1903, o Americano se reforçou depois com varios jogadores dissidentes do Internacional. o impulso dado pelo campeonato paulista, alem de estimular a fundação de novos clubes, obrigou-os a buscarem na Inglaterra a literatura entao existente sobre o esporte, uma vez que as instruções para os árbitros (casos de impedimentos etc.) nao tinham sido, ate aquela data, traduzidos para o portugues.
Foi Charles Miller quem se preocupou com o assunto e forneceu ao esportista Mario Cardim uma edição inglesa que abordava as regras. Cardim traduziu para o português e o seu trabalho foi editado em 1903 pela Casa Vanorden, constituindo-se na primeira publicação do gênero feita no Brasil. Ele aproveitou para acrescentar nessa obra o seu trabalho intitulado "Resumo histórico do futebol na Inglaterra", ''A arte de dar o kick" (traduzido da obra de C.B. Fry), "Descrição técnica de uma partida de futebol" e "Instrução para juízes em casos de impedimento".
Mario Cardim foi cronista do jomal "0 Estado de S.Paulo", o primeiro a dedicar espaço para descrição de jogos de futebol no Brasil.
Foi ainda em 1902 que surgiu a Associação Atletica das Palmeiras, clube fundado por jovens residentes no bairro de Santa Cecilia, em Sao Paulo, no dia 9 de novembro, destacando-se dentre seus fundadores Gelasio Pimenta, Jose Pinto e Silva, E de Salles Collet e Silva, E Correia, Persy Corbett, Jose de Barros, Mario Mendes, Jorge Collet e E Ferreira da Rosa.

Campeonato de Sao Paulo 1903


Participantes:Associação Atlética MACKENZIE College (São Paulo)Clube Atlético PAULISTANO (São Paulo)SÃO PAULO Athletic Club (São Paulo)Sport Club GERMÂNIA (São Paulo)Sport Club INTERNACIONAL (São Paulo)

FICHAS TÉCNICAS:

Primeira fase

21/05/1903
São Paulo AC 2-0 Mackenzie
Local: Velódromo Paulista, da rua Consolação.
Arbitro: Willy Holland.
Gols: Trail e Charles Miller (1ºT)
SPAC: Marsland, Jeffery e Jeans; Robinson, Wucherer e Ford; Poole, Montandon, Charles Miller, Trail e Boyes.
MACKENZIE: Mario Mendes, Belfort Duarte e Fabio; Manuel, Vicente e Henrique; Benedicto, Guerra, Alicio de Carvalho, Pedro Bicudo e Humberto.

11/06/1903
Mackenzie 1-2 São Paulo AC
Local: Parque da Antarctica Paulista
Arbitro: Hermann FrieseGols: Fabio (1ºT), Ford e Boyes (2ºT).
MACKENZIE: Mario Mendes, Belfort Duarte e Fabio; Manuel, Vicente e Henrique; Benedicto, Guerra, Alicio de Carvalho, Pedro Bicudo e Humberto.
SPAC: Willy Jeffery, Thiers Marques e Biddell; Robinson, Wucherer e Biddell; Pool, Northmann, Charles Miller,Ford e Boyes.

21/06/1903
Germânia 3-1 Internacional
Local: Parque da Antarctica Paulista, São Paulo (SP)
Arbitro: F. Robinson
Gols: Linz, Heinke (1ºT), Duarte e Brasche (2ºT)..
GERMANIA: Corbett, Riether e Nobiling; Knobe, Friese e Muss; Russo, Linz, Brasche, Kirschner e Heinke.
INTERNACIONAL: Thomson; Walter e Mario; J. Rubiao, Cox e Armando; Juvenal, Murray, Costinha, Carlos e Duarte.

24/06/1903
Paulistano 2-0 São Paulo AC
Local: Velodromo Paulista, da rua Consolaçao.
Arbitro: Hermann Friese.Gols: Alvaro Rocha e Oscar (2ºT).
PAULISTANO: Tutu, Rubiao e Geraldo; Mesquita, Olavo e Renato Miranda; Oscar, Joao, Alvaro Rocha, Ibanez Salles e Veve.
SPAC: Willy Holland; Jeffery e Hodgkiss; Robinson, Wucherer e Biddell; Pool, Montandon, Charles Miller,
Normanton e Boyes.

28/06/1903
Paulistano 5-0 Internacional
Local: Velodromo Paulista, na rua Consolaçao.
Arbitro Hermann Friese
Gols: Veve, Joao Marques, Alvaro Rocha (1ºT), Joao Marques c Alvaro Rocha (2ºT).
PAULISTANO: Tutu, Rubiao e Geraldo; Mesquita, Olavo de Barros e Renato Miranda; Oscar, J. Marques, Alvaro Rocha, Ibanez Salles e Veve.
INTERNACIONAL: Thomson; walter e Mario; J. Rubiao, Carlos e Armando; Juvenal, Murrav, Vasconcellos, Mario Prado e Queiroz.

05/07/1903
São Paulo AC 5-0 Internacional
Local: Parque da Antarctica Paulista.
Arbitro: Hans Nobiling
Gols: Pool, Montandon (1ºT) Hodgkiss, Pool e Montandon (2ºT).
SPAC: Willy Holland; Jeffery e Hodgkiss; Robinson, Wucberer e Biddell; Pool, Montandon, Cbarles Miller, Normantan e Boyes.
INTERNACIONAL: Thomson, Walter e Mario; J. Rubiao,Carlos e Armando; Juvenal, Cox, Costinha, Carlos e Duarte.

05/07/1903
Paulistano 1-0 Germânia
Local: Parque da Antarctica Paulista.
Arbitro: F. Robinson.
Gol: Veve.
GERMANIA: Corbett, Riether e Nobiling; Knobe, Friese e Muss; Russo, Linz, Brasche, Kirschner e Heinke.
PAULISTANO: Tutu, Thiers e Rubiao; Mesquita, Olavo de Barros, Renato Miranda; Oscar da Costa Marques, Joao da Costa Marques, Alvaro Rocha, Ibanez Salles e Veve.

14/07/1903
Paulistano 0-0 Mackenzie
Local: Velodromo Paulista, da rua Consolaçao.
Arbitro: Hermann Friese.
PAULISTANO: Tutu, Geraldo e Rubiao; Mesquita, Olavo de Barros e Renato Miranda; Joao Marques, Sampaio, Alvaro Rocha, Ibanez Salles e Veve.
MACKENZIE: Mario; Belfort Duarte e Benedito; Maneco, Vicente e Humberto; Fabio, Mazzini, Alicio de Carvalbo, Edgar e Guerra.

Nota: Em contradiçao ao convite anterior de "entrada franqueada a toda pessoa decentemente trajada", para este jogo 0 jornal publica: "Archibancada reservada aos sócios do Mackenzie e do Paulistano, cuja entrada sera franqueada. As exmas. Senhoras que os acompanharem pagarão apenas um mil reis e terao acesso a archibancada reservada

19/07/1903
São Paulo AC 4-1 Germânia
Local: Parque da Antarctica Paulista.
Arbitro: Jorge Mesquita.
Gols: Boyes (1ºT) Pool, Charles Miller, Boves e Linz (2°T)
SPAC: Willy Holland, Jeffery e Hodgkiss; Heyecock, Wucherer e Biddell; Pool, Montandon, Charles Miller, Normantan e Boyes.
GERMANIA: Corbett, Riether e Nobiling; Knobe, Friese e Muss; Russo, Linz, Brasche, Kirschner e Heinke.

26/07/1903
Internacional 0-3 Paulistano
Local: Velódromo Paulista, na rua Consolaçao,
Arbitro: Willy Holland.
Gols: Ibanez Salles (2) e Sampaio.
INTERNACIONAL: Antony de S,Queiroz, Joao Rubiao e Mario Prado; Aristides, Carlos e Armando; Juvenal, Otto, Murray, Vasconcellos e Duarte.
PAULISTANO: Tutu, Geraldo e Rubiao; Fabio, Olavo de Barros e Renato Miranda; M. Passos, Joao da Costa Marques, Sampaio, Alvaro Rocha e Ibanez Salles.

02/08/1903
São Paulo AC 4-0 Paulistano
Local: Parque da Antarctica Paulista,
Arbitro: Hermann Friese,
Gols: Montandon, Trail (1ºT), Trail e Montandon (2ºT)
SPAC: Wilhy Holland, Jeffery e Jeans; Robinson, Wucherer e Biddell; Trail, Hodgkiss, Charles Miller, Montandon e Boves
PAULISTANO: Tutu, Rubiao e Geraldo; Jorge Mesquita, Olavo de Barros e Renato Miranda; Joao da Costa Marques, Oscar da Costa Marques, Alvaro Rocha, Ibanez Salles e M. Passos,

09/08/1903
Germânia 1-1 São Paulo AC
Local: Velódromo Paulista, na rua Consolaçao.
Arbitro: Olavo de Barros.
Gols: Kirschner (36-1) e Charles Miller (29-2).
SPAC: Willy Holland, Jeffery e Jeans; Duff, Robinson e Biddell; Pool, Hodgkiss, Charles Miller, Tomkins e Boyes.
GERMANIA: Corbett, Riether e Nobiling; Knobe, Friese e Muss; Kirschner, Linz, Brasche, Witte e Heinke.

15/08/1903
Mackenzie 1-0 Germânia
Local: Parque da Antarctica Paulista.
Arbitro: Olavo de Barros
Gol: Nobiling (contra) aos (38-1).
GERMANIA: Corbert, Riether e Nobiling; Knabe, Friese e Muss; Heinke, Witte, Brasche, Kirschner e Linz,
MACKENZIE: Henrique Vorme; Belfort Duarte e Benedicto; Maneco, Vicente e Ernesto; Fabio, Guerra, Alicio de Carvalho, Pedro Bicudo e Ruffim.

29/08/1903
Mackenzie 0-1 Paulistano
Local: Velódromo Paulista, na rua Consolaçao.
Arbitro: Willy Holland.Gol: Ibanez Salles (1ºT).
PAULISTANO: Tutu, Geraldo c Rubiao; Fabio, Olavo e Renato Miranda; Joao, Sampaio, Jorge Mesquita, .Alvaro Rocha c Ibanez Salles.
MACKENZIE: Mario Mendes, Belfort Duarte e Benedicto; M. Paixao,Vicente e Ernesto; Ruffim, Fabio, Mazzine, Alicio e Pedro.

30/08/1903
Internacional 4-3 Germânia
Local: Velódromo Paulista, na rua Consolaçao.
Arbitro: Alvaro Rocha.
Gols: Friese, Murray, Linz (1ºT), Friese, Vasconcellos, Duarte e Juvenal (2ºT).
INTERNACIONAL: Antony, Queiroz e Rubiao; Mario Prado, Armando e Juvenal; Walter Cox, Murray, Calisto, Duarte e Vasconcellos.
GERMANIA: Corbett, Riether e Nobiling; Knobe, Friese e Muss; Heinke, Linz, Engehardt, Braschc c Kirschner.

07/09/1903
Germânia 0-3 Mackenzie
Local: Parque da Antarctica Paulista.
Arbitro: Charles MillerGols: Alicio de Carvalho (2) e Pedro Bicudo
GERMANIA: Corbett, Riether e Nobiling; Knobe, Friese e Muss; Heinke, Witte, Engehardt, Brasche e Kirschner
MACKENZIE: Mario Mendes, Belfort Duarte e Benedicto; ;M. Paixao, Vicente e Ernesro Ruffim; Fabio,
Mazzine, Alicio de Carvalho e Pedro Bicudo.

20/09/1903
Mackenzie 5-0 Internacional
Local: Velódromo Paulista, na rua Consolação
Arbitro: Álvaro RochaGols: Guerra (3), Humberto e Vicente.
INTERNACIONAL: Thomson, Walter e Mario; Rubiao, Cox e Armando; .Juvenal, Schloembach,Murray, Carlos e Duarte.
MACKENZIE: Mario Mendes, Belfort Duarte e Benedicto; M.Paixão, Vicente e Ernesto; Guerra, Alicio de Carvalho, Pedro Bicudo, Mazzine e Humberto.

23/09/1903
Germânia 0-2 Paulistano
Local: Velódromo Paulista, na rua Consolação
Arbitro: F.Robinson
Gols: Jorge Mesquita (1ºT) e Rubiao (2ºT).
PAULISTANO: Armando Pederneiras, Geraldo e Rubiao; Prado, Olavo de Barros e Ibanez Salles; Joao, Sampaio, Mesquita, Passos e Alvaro Rocha.
GERMANIA: Corbett, Riether e Nobiling; Knobe, Friese e Muss; Heinke, Witte, Brascbe, Gordo e Kirschner.

27/09/1903
Internacional 0-3 São Paulo AC
Local: Velódromo Paulista, na rua Consolação
Arbitro: Hermann FrieseGols: H. Boves (2) e Mario (contra)
SPAC: Willy Holland, Jeffery e Jeans; Duff, Robinson e Biddell; Pool, Hodgekiss, Charles Miller, A. Boyes e H. Boyes.
INTERNACIONAL: Thomson, Walter e Mario; J. Rubiao, Cox e Armando;Juvenal, Schoembach, Murray,
Carlos e Duarte.

12/10/1903
Internacional 3-0 Mackenzie
Local: Velódromo Paulista, na rua Consolação
Arbitro: Charles Miller.
Gols: Cox (5-1), Cox (33-1) e Cox (2ºT).
INTERNACIONAL: Thomson, Walter e Mario;' J. Rubiao, Armando e Juvenal; Carlos, Murray, Cox, Costinha e Duarte.
MACKENZIE: Mario Mendes, Belfort Duarte e Benedicto; Henrique, Alicio e Manoel; Ruffim, Guerra,
Mazzine, Pedro Bicudo e Fabio.


Nota: Após estes jogos, Sao Paulo Athletic e Paulistano chegaram novamente empatados em primeiro lugar, forçando-se, pois, um jogo extra para a decisao do titulo

 Tabela
1.São Paulo AC 8 6 1 1 21- 5 13
2.Paulistano 8 6 1 1 14- 4 13
-----------------------------------------------
3.Mackenzie 8 3 1 4 10- 8 7
4.Internacional 8 2 0 6 8-27 4
5.Germânia 8 1 1 6 8-17 3

FINAL – jogo extra desempate.

25/10/1903
São Paulo AC 2-1 Paulistano
Local: Parque da Antarctica Paulista.
Arbitro: Hermann Friese.
Gols: Alvaro Rocha (1ºT), Thiele (contra) e Pool (2ºT).
SPAC: Willy Holland, Jeffery e Hodgkiss; Duff, Robinson e Biddell; Pool, King, Charles Miller, Montandon e Boyes.
PAULISTANO: Armando Pederneiras; Thielle e Geraldo; Olavo de Barros, Tutu e Renato Miranda; Joao, Jorge Mesquita, Alvaro Rocha, Ibanez Salles e Sampaio.

ARTILHEIROS:
H. Boyes (SPAC) 5

Alvaro Rocha (CAP) 4
Pool (SPAC) 4
Montandon (SPAC) 4
Ibanez Salles (CAP) 4

Cox (SCI) 3Trail (SPAC) 3
Charles Miller (SPAC) 3
Guerra (AAMC) 3

Veve (CAP) 2
Alicio de Carvalho (AAMC) 2
Hermann Friese (SCG) 2
Linz (SCG) 2
João Marques (CAP) 2

Hodgkiss (SPAC) 1
Fabio (AAMC) 1
Pedro Bicudo (AAMC) 1
Humberto (AAMC) 1
Vicente (AAMC) 1
Ford (SPAC) 1
Heinke e Brasche (SCG)
Kirchner (SCG) 1
Duarte (SCI) 1
Vasconcellos (SCI) 1
Murray (SCI) 1
Juvenal (SCI) 1
Sampaio (CAP) 1
Oscar (CAP) 1
Jorge Mesquita (CAP) 1
J.Rubião (CAP) 1

Gols contra:
Hans Nobiling (SCG) 1
Mario Prado (SCI) 1
Thiele (CAP) 1

Colaboração: Walmir Gonçalves.

Nenhum comentário: