"O MAIOR ACERVO DA INTERNET DE FICHAS TÉCNICAS DE CAMPEONATOS NO BRASIL"
Veja o indíce dos Campeonatos clicando em http://indiceblogdomarcao.blogspot.com/
atualizado até dezembro de 2010

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Primeira Vitória Internacional

100 anos da 1ª vitória internacional do futebol brasileiro

HISTÓRICO:
Em 1911 acontecia a primeira vitória internacional do futebol brasileiro, este feito foi conquistado pelo SPORT CLUB AMERICANO fundado na cidade de Santos em 21/05/1903 por Sizino Patuska que 10 anos mais tarde viria a ser o 1º presidente do Santos FC, o campo de futebol do Americano ficava no bairro do Valongo onde hoje está localizado o Terminal Rodoviário que liga Santos a São Paulo para onde os irmãos Henrique e Rene Vanorden que haviam se filiado ao clube após deixarem o SC Internacional transferiram a sede do clube que passou a se reunir em uma sala alugada na capital paulista onde nunca possuiu um campo de futebol.
Os sócios do Americano residentes na cidade de Santos inconformados com a decisão da diretoria do clube deixaram o clube e começaram a idealizar a fundação de um novo clube de futebol, começava a nascer o SANTOS FOOT BALL CLUB que seria fundado no ano seguinte.

FICHA TÉCNICA:
13/08/1911
SC Americano 3x0 Seleção do URUGUAI
Local:  Velodromo Paulista – São Paulo (SP)
Competição: Amistoso internacional
Arbitro: Jack Astbury
Gols: Decio Viccari (penalty) e Alencar (1º T.) Decio Viccari (2º T.)
AMERICANO: Hugo de Moraes; José Menezes, João Itaborahy Lima; Oscar, Arrizabalaga, Campos; Jose Pedro, Alencar, Alexandre Ruffim, Decio Viccari e Octavio Bicudo.
URUGUAI: Angel Allende; F.Crocker, E.Crocker; Albert Bertone, Juan Bertone, C.Marques; Rebagliate, Zumaran I, Zumaran II, Altamirano e A.Marques.

NOTA: Diferente dos outros clubes da época que possuíam em sua maioria jogadores ingleses, alemãos e outros de origem européia o time do Americano era composto somente de jogadores brasileiros. O Americano foi extinto em 1916 juntamente com a Liga Paulista de Futebol 

Fonte: A HISTÓRIA DO FUTEBOL EM SÃO PAULO – Antonio Figueiredo (1918).

Colaboração: Walmir Gonçalves

Nenhum comentário: